Os smartphones tops de linhas precisam atender a muitas expectativas. Espera-se que as câmeras tirem fotos perfeitas, a bateria dure muito tempo, o design seja atraente e, claro, o desempenho também seja ótimo.

Será que o LG V30 é Bom para Jogos?

Foram feitos alguns testes de benchmarks no LG V30, mas também foi testado o seu desempenho em jogos.

Os benchmarks são controversos: são baseados em cálculos ou sequências de interações para medir o desempenho de um dispositivo. Em última análise, você obtém um valor que deve representar muitas dimensões dos números de referência. Isso permite que você compare muitos dispositivos entre si. No entanto, eles não são conclusivos: altos números de referência não significam que um telefone funcionará perfeitamente e sem problemas no uso do dia-a-dia. Mas eles dão uma diretriz sobre como o desempenho do jogo será aproximadamente.




Este artigo discute o desempenho do LG V30, embora tenha sido usado um dispositivo de pré-lançamento. Como tal, vamos, claro, referir benchmarks no início, mas as coisas ficarão mais interessantes depois.

LG V30 Benchmark: 3DMark e Antutu

3DMARK SLING SHOT EXTREME 3DMARK SLING SHOT 3DMARK ICE STORM ILIMITADO ANTUTU 6.2.7
(OPENGL ES 3.1) (OPENGL ES 3.0) (OPENGL ES 2.0)
1ª SÉRIE 3585 4523 38824 173042
2ª SÉRIE 3386 4018 39691 166681
3ª SÉRIE 3291 3869 38946 157865

Dois comentários sobre os números de referência: as três séries foram executadas rapidamente em sucessão. Ao fazê-las, o V30 ficou um pouco quente e os números decrescentes nos levaram a concluir que houve uma possível diminuição de potência. Os números Antutu são apenas para orientação. Nós não realizamos séries de comparação com outros smartphones.

GameBench: como os jogos reais se comportam

Claro, os números de referência dos jogos reais são mais interessantes, e é aí que GameBench entra em jogo. O aplicativo permite avaliar a taxa de quadros, o uso de CPU e GPU e alguns outros números de referência a serem medidos durante uma sessão de jogo. Estes são os resultados do GameBench, ou números de referência reais, que, no entanto, não podem ser facilmente reproduzidos em outros smartphones.

Para levar o V30 para seus limites, conseguimos alguns dos últimos jogos e medimos o desempenho com o GameBench. Agora, aqui está a questão de um milhão de dólares: quais jogos levaram o V30 ao limite, causando atraso ou perda de detalhes?

Jogos de corrida: Riptide GP Renegade and Asphalt 8

Riptide GP Renegade foi o primeiro jogo usado. Este jogo de corrida de jet ski tem duas vantagens para tal teste: os gráficos são complexos e, como as corridas individuais podem ser selecionadas, as sessões podem ser repetidas. Aqui está uma dica útil para as opções gráficas: as configurações automáticas da qualidade gráfica configuram o ajustador em zero, embora eu configurei o sombreamento e os efeitos para ultra e, no entanto, os resultados são bastante bons. Minha sessão durou cerca de 3:30 min, e foi apenas em dois pontos onde a taxa de quadros caiu brevemente abaixo de 40 quadros por segundo. Durante longos períodos de tempo, era mais de 50 quadros por segundo. Nesta revisão, o Riptide GP Renegade funcionou de forma consistente – nas configurações gráficas máximas.

lg v30 gamebench riptide gp renegado
Riptide GP Renegade impõe o chip gráfico do LG V30

O GameBench também fornece informações sobre o uso de CPU e GPU, e uma imagem clara também é evidente: a carga da CPU foi principalmente inferior a dez por cento. O chip gráfico teve que trabalhar com mais força: a GPU foi principalmente em 70%, e os picos de mais de 80% foram notados. O valor mais baixo foi de aproximadamente 60%. Em resumo: Riptide GP Renegade realmente coloca a pressão sobre o V30.

A busca de jogos adicionais acabou por ser mais difícil do que se imaginava. Asphalt 8 Airborne é um exemplo. O jogo apenas exibe um máximo de 30 quadros por segundo. O resultado lógico: a taxa de quadros nunca cai abaixo de 29 quadros por segundo. O uso da CPU foi de 5%, e a carga de chips gráficos durante a execução foi entre 30 e 40%.

Lumino City and Tempest: correndo lado a lado

Aguardava os números de referência do Lumino City com entusiasmo. No Moto Z, o jogo sempre lutou contra o atraso visível. Usando o GameBench, poderíamos determinar se o V30 também foi afetado por isso – e, depois de alguns segundos, ficou claro: o atraso não foi devido à falta de desempenho do Moto Z; Os atrasos também estavam presentes no V30. Lumino City limita a taxa de quadros a 25 fps. No entanto, a taxa de quadros diminui para 15 fps em poucos segundos. Os números de referência de CPU e GPU foram muito baixos e a CPU raramente chegou a dez por cento; De qualquer forma, ficou abaixo disso. Por outro lado, o GPU também ficou em 10 a 20 por cento. É provável que Lumino City tenha um problema de desempenho geral.

lg v30 gamebench lumino tempest
Lumino City e Tempest não aproveitam ao máximo o V30.

Por fim, testei o jogo de RPG Tempest: Pirate Action. Aqui também, a taxa de quadros é limitada a 30 quadros por segundo, e o V30 também manteve isso durante todo o teste de referência. A carga de GPU foi média de 56 por cento com oscilações para 49 e 76 por cento. Nem mesmo este jogo poderia superar o Snapdragon 835 do V30.

No dia-a-dia: 60 quadros por segundo é um requisito

O que os resultados do GameBench significam para o dia a dia de navegação, mensagens e outros? Bem, é certo que não muito. Um dos objetivos mais importantes do Google com o Android é exibir consistentemente a interface do usuário em 60 quadros por segundo. Isso também significa que, para conseguir isso, o smartphone pode não calcular um quadro com mais de 16ms (milissegundos). Isso pode ser monitorado usando a opção de desenvolvimento de perfil de GPU. Ele exibe o tempo de computação do quadro na forma de uma barra – seu objetivo é permanecer abaixo de uma linha verde, e o V30 às vezes excede a linha verde.

A este respeito, o LG V30 dá uma boa impressão sem realmente brilhar e, na verdade, não há atraso percebível. Mas esta barra revela uma confusão: as barras permanecem principalmente abaixo da linha de 16ms. Às vezes, eles também o excedem, principalmente ao iniciar um aplicativo ou abrir a gaveta de aplicativo. De tempos em tempos, isso também acontece durante as ações no aplicativo ou na tela inicial. As diferenças entre a Launcher da LG e o Action Launcher são pequenas, embora o perfil de desempenho do Action Launcher pareça ser um pouco mais consistente.

Perfil gpu de lg v30
Às vezes, o desempenho do V30 foi acima da linha verde. 

Resumo: O LG V30 é impressionante com alto desempenho

Para perfis de desempenho detalhados, os jogos precisam ser executados com GameBench por muito mais tempo – idealmente 30 a 40 minutos. Não conseguimos fazê-lo para este artigo, embora os resultados já enviem uma mensagem clara: mesmo em configurações altas, os jogos não ficam atrasados ​​no V30.

O Snapdragon 835 no LG V30 é aparentemente rápido o suficiente para renderizar suavemente jogos atuais, e até futuros, no display com o mais alto nível de detalhe. O fato de o Riptide GP Renegade ser o único jogo da nossa lista a rodar em 60 quadros por segundo é uma vergonha. Parece que dificilmente há jogos que possam levar o chip gráfico no Snapdragon 835 até o limite – mesmo nas configurações máximas.

No uso do dia-a-dia fora dos jogos, o LG V30 causou uma boa impressão, mas não uma fantástica: o V30 leva consistentemente mais de 16ms para calcular um quadro, embora isso não seja realmente perceptível.

Você conhece algum jogo que possa levar um chip gráfico ao limite? Você tem dúvidas sobre o desempenho do LG V30? Deixe-me saber nos comentários abaixo!

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